Arquivo do blog

O Movimento Mobiliza UEG consiste num movimento unificado de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás, espontâneo, independente, não institucionalizado, não hierarquizado e que adota como estratégia de atuação a ação direta. Seu objetivo é intervir no processo de construção da UEG com a finalidade de torná-la, de fato, uma universidade pública, gratuita, autônoma e democrática, capaz de cumprir o seu papel enquanto instituição de educação superior, produtora e socializadora de conhecimentos que contribuam para o bem-estar da sociedade goiana, em particular, da sociedade brasileira, em geral, e, quiçá, de toda a humanidade, primando pela qualidade reconhecida social e academicamente.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

quinta-feira, 26 de março de 2015

PARALISAÇÃO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM ANÁPOLIS







PARALISAÇÃO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM 

ANÁPOLIS
24/03/2015

Parece que o tacho da UEG vai ferver. Além de churrasco de carne de pescoço com osso mal passada, vamos poder oferecer ao governador e ao reitor um caldo de vísceras ultra apimentado no dia 16 de abril.
Na última terça-feira, 24, os funcionários técnicos administrativos do campus de Ciências Socioeconômicas de Anápolis fizeram uma paralisação das suas atividades durante todo o dia. O ato teve início às 8 horas. Durante uma concentração em frente ao prédio da Faculdade Católica de Anápolis, onde estão funcionando os cursos de licenciatura (matutino), desde agosto do ano passado, devido à reforma dos prédios do referido campus, os funcionários apresentaram suas reivindicações à comunidade universitária e conseguiram o apoio da maioria dos professores e alunos. Também contaram com a cobertura de um canal de televisão (OJC/Anhanguera e TV Record).
Alguns dos coordenadores do movimento manifestaram interesse em se integrar ao Mobiliza UEG.
Para esta quinta-feira, às 9 horas, professores integrantes do Mobiliza UEG programaram uma concentração das três categorias da comunidade universitária para expor os encaminhamentos definidos até o momento, tendo em vista ampliar a participação nas atividades programadas. Após o evento, faremos um relato.

Segue abaixo o panfleto distribuído pelos técnicos administrativos com sua pauta de reivindicações. Eles intencionam ampliar a mobilização em outros campus onde existem funcionários efetivos.

(abaixo o folheto construído pelos funcionários e com as suas reivindicações)


AÇÃO VALORIZAÇÃO
PELA VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR DA UEG


A AÇÃO valorizAÇÃO tem o objetivo de ressaltar a importância dos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás, tendo em vista o descaso da Gestão Central desta instituição para com a categoria.
Quem abre o portão de entrada? O servidor técnico-administrativo!
Quem limpa e mantém a organização do prédio? O servidor técnico-administrativo!
Quem acolhe alunos e professores? O servidor técnico-administrativo!
Quem dá suporte ao desempenho da prática docente? O servidor técnico-administrativo!
Quem operacionaliza os documentos indispensáveis à atividade acadêmica?  O servidor técnico-administrativo!
Quem dá suporte à realização e à concretização de eventos e projetos da Instituição? O servidor técnico-administrativo!
Quem guarda, conserva e disponibiliza as informações contidas nos arquivos permanentes da Instituição? O servidor técnico-administrativo!
E não menos importante: Quem apaga as luzes?

Reivindicações da categoria para o Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas:
1.     Contratação de servidores para serviços gerais, com a finalidade de completar o quadro necessário à boa execução das tarefas, uma vez que 07 servidores tiveram seus contratos rescindidos, sobrecarregando, assim, os poucos que permaneceram. Esta reivindicação considera o fato de o Concurso UEG não prever vagas para a referida função. A isto, acrescenta-se a reivindicação de uma remuneração mais digna - condizente com imprescindibilidade do trabalho e dos riscos aos quais estão sujeitos - visto que o percebido atualmente é inferior ao salário mínimo; 
2.    Contratação de servidores técnico-administrativos para suprirem o atual e grave déficit de funcionários, uma vez que, 10 servidores tiveram seus contratos rescindidos, caso em que, não somente acarretou uma sobrecarga de trabalho aos funcionários restantes, mas também, comprometeu o bom andamento das atividades acadêmicas e administrativas; Esclarecemos que tal demanda é decorrente do fato de o futuro concurso da UEG só contemplar o Campus de Ciências Socioeconômicas com  01 única vaga para técnico-administrativo.
3.    Retomada e ampliação das gratificações em todas as instâncias administrativas;
4.    Permanência, no atual Regimento, dos direitos que os artigos 181, 182 e 183 do anterior Regimento Geral da UEG garantiam aos servidores desta Instituição. Referimos especifica e respectivamente: a) ao benefício de afastamento para aperfeiçoamento intelectual e profissional; b) à redução de 2 horas para os servidores com carga horária superior a 6 horas diárias, que estejam regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio, bem como, nos cursos de graduação e pós-graduação; c) ao gozo da Licença Anual de 5 dias (Semaninha);
5.    Melhoria nas condições de trabalho, reconhecimento de direitos e concessão de benefícios garantidos por lei para o desempenho de determinadas atividades, por exemplo: adicional por insalubridade, por periculosidade;
6.    Aquisição de mobiliários, acessórios e equipamentos adequados à execução eficiente e segura das tarefas atribuídas a cada setor, visando a saúde do servidor;  
7.    Expansão e melhoria na rede de comunicação: a) nos ramais telefônicos; b) na qualidade e velocidade da Web; c) na ampliação dos pontos fixos para computadores e zona Wi-fi;    
“Professores e alunos são a alma da Universidade”,

porém, de que vale uma alma sem corpo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário