Arquivo do blog

O Movimento Mobiliza UEG consiste num movimento unificado de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás, espontâneo, independente, não institucionalizado, não hierarquizado e que adota como estratégia de atuação a ação direta. Seu objetivo é intervir no processo de construção da UEG com a finalidade de torná-la, de fato, uma universidade pública, gratuita, autônoma e democrática, capaz de cumprir o seu papel enquanto instituição de educação superior, produtora e socializadora de conhecimentos que contribuam para o bem-estar da sociedade goiana, em particular, da sociedade brasileira, em geral, e, quiçá, de toda a humanidade, primando pela qualidade reconhecida social e academicamente.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

sábado, 21 de novembro de 2015

A Resolução CsU nº01/2015 e a Deterioração do Trabalho Docente na UEG




A Resolução CsU 01/2015 e a deterioração do trabalho docente na UEG

Ainda durante as férias de janeiro deste ano, o reitor da UEG, a mando do governo estadual, fez o Conselho Universitário aprovar a chamada Resolução CsU nº 01/2015, que alterou drasticamente a carga horária de todos os docentes da Instituição. Essa medida potencializou a precarização do trabalho docente na universidade, através do aumento de carga horária mínima em sala de aula, ao mesmo tempo em que reduziu o tempo destinado a todas as demais atividades, sobrecarregando ainda mais os professores sem nenhuma compensação salarial.
Trata-se de trabalhar cada vez mais pela mesma remuneração. Isto se chama intensificação do trabalho. Na realidade, esta situação corresponde a uma redução relativa de salário, uma vez que aumenta a carga de trabalho e mantém os vencimentos congelados. Pior ainda: vários professores terão de custear despesas com deslocamentos para outros campus e estadia para completarem a carga horária mínima de aulas semanais. É a mesma lógica dos patrões das instituições privadas para lucrarem mais às custas dos professores.
Mais uma vez, o reitor cumpre as determinações do governo de reduzir os recursos destinados à manutenção da UEG em detrimento da sua qualidade.

Contra a deterioração do trabalho docente, pela elevação da qualidade do ensino na UEG e contra a degradação das condições de vida dos professores, exigimos a REVOGAÇÃO IMEDIATA DA RESOLUÇÃO CsU 01/2015.

Anápolis, novembro de 2015
Movimento Mobiliza UEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário