Arquivo do blog

O Movimento Mobiliza UEG consiste num movimento unificado de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás, espontâneo, independente, não institucionalizado, não hierarquizado e que adota como estratégia de atuação a ação direta. Seu objetivo é intervir no processo de construção da UEG com a finalidade de torná-la, de fato, uma universidade pública, gratuita, autônoma e democrática, capaz de cumprir o seu papel enquanto instituição de educação superior, produtora e socializadora de conhecimentos que contribuam para o bem-estar da sociedade goiana, em particular, da sociedade brasileira, em geral, e, quiçá, de toda a humanidade, primando pela qualidade reconhecida social e academicamente.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

terça-feira, 11 de junho de 2013

Carta movimento de greve UEG UnU Minaçu

Abaixo segue uma carta do movimento de greve na UnU-Minaçu em relação às políticas públicas do Governador.

A UEG GRITA POR SOCORRO

Certa vez disse o governador Marconi Perillo que a Universidade Estadual de Goiás era a “menina dos seus olhos”, diríamos hoje que o governador foi acometido de catarata que tapou seus olhos para a UEG. Criada durante seu primeiro governo, a Universidade sofre de paralisia financeira, pois o orçamento do estado destinado à UEG é insuficiente diante de sua enorme demanda. A autonomia política e de gestão da universidade sofre aceleradamente de atrofiamento degenerativo; veja que o diagnóstico é de uma Universidade doente, cambaleante e a beira do abismo. É preciso curar a UEG.
É inadmissível o governo gastar milhões em propaganda e marketing para mentir deslavadamente para o povo goiano, querendo nos fazer acreditar que vai tudo muito bem em Goiás. Pergunto: você está satisfeito com a saúde em Goiás? Quem é funcionário público, está satisfeito com o IPASGO? Você está satisfeito com a segurança pública em Goiás? Você está satisfeito com o ensino das escolas públicas em Goiás? Você está satisfeito com as estradas e rodovias de Goiás? Você está satisfeito com o ensino superior da universidade estadual de Goiás? Mais uma pergunta, você está satisfeito com os políticos de Goiás?
Nós, professores, alunos, funcionários administrativos da UEG não estamos nem um pouco satisfeitos com o atual estado de abandono e descaso da Universidade Estadual de Goiás – que deveria ser um centro de excelência e referência no ensino superior do estado. Por isso estamos dizendo não à política de educação pública superior que tem sido adotada por este governo, que afunda a UEG na lama diariamente. Precisamos mudar este quadro.
É irracional que professores que tenham a mesma titulação e a mesma carga horária de trabalho recebam salários diferentes apenas pelo fato de uns serem efetivos e outros contrato temporário, queremos a isonomia. É imoral que funcionários técnicos administrativos não conheçam reajuste salarial há mais de uma década, exigimos aumento real dos salários já. É lamentável que nossos alunos não tenham acesso a laboratórios, a bolsas de estudos dignas, a bibliotecas atualizadas, a ônibus para trabalhos de pesquisa a campo, etc. É diante deste quadro degradante, que a comunidade acadêmica da UEG grita e luta por socorro, por uma universidade que atenda aos reais interesses da sociedade goiana.

POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE é essa a verdadeira razão da greve na UEG.
MOVIMENTO MOBILIZA UEG
                                                                          UnU-Minaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário