Arquivo do blog

O Movimento Mobiliza UEG consiste num movimento unificado de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás, espontâneo, independente, não institucionalizado, não hierarquizado e que adota como estratégia de atuação a ação direta. Seu objetivo é intervir no processo de construção da UEG com a finalidade de torná-la, de fato, uma universidade pública, gratuita, autônoma e democrática, capaz de cumprir o seu papel enquanto instituição de educação superior, produtora e socializadora de conhecimentos que contribuam para o bem-estar da sociedade goiana, em particular, da sociedade brasileira, em geral, e, quiçá, de toda a humanidade, primando pela qualidade reconhecida social e academicamente.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Movimento Mobiliza UEG


Movimento Mobiliza UEG

Por que a luta continua na UEG?

Neste começo de ano letivo de 2013 emque a UEG está prestes a completar 14 anos de existência, mais uma vez, os seus professores se mobilizam pela superação dos graves problemas que afetam negativamente o seu funcionamento. Ao longo desses anos, a persistente luta de professores, estudantes e funcionários administrativosgerou algumas importantes conquistas. Dentre os frutos dessa luta, destacam-se: o Plano de Carreira dos professores (2001); dois concursos para professor (2004 e 2010); o Plano de Carreira dos funcionários administrativos (2009); a destituição do grupo corrupto que controlou irregularmente a reitoria durante mais de uma década com a conivência dos sucessivos governos estaduais, inclusive do que afastou o ex-reitor por meio de intervenção;a apuração por parte do Ministério Público das inúmeras denúncias feitas por participantes do movimento, que estão gerando processos nos quais os ex-reitores estão respondendo na justiça, inclusive com o bloqueio dos seus bens.
Entretanto, as condições de trabalho e de estudo ainda estão longe de serem satisfatórias. Até o momento, não existem programas de apoio aos estudantes para permanência na Instituição até a conclusão dos seus cursos; nunca foi realizado concurso para funcionários administrativos; as estruturas físicas de várias unidades estão a ponto de desmoronar; mais da metade dos professores ainda trabalha em regime de contrato temporário.
Na busca de condições para desenvolver seu trabalho de maneira satisfatória, os professores da UEG iniciam suas atividades neste ano de 2013 em luta pelo atendimento das seguintesdemandas por parte do governo do estado:
·  Reformulação imediata do seu Plano de Cargos e Vencimentos, tendo como principal alteração a transformação da Dedicação Exclusiva (DE) em regime de trabalho.
·  Reposição salarial
·  Estas reivindicações prioritárias não levarão os professores a abandonarem as demais, inclusive as demandas específicas das outras categorias que compõem a comunidade universitária. À medida que a mobilização se ampliar, as antigas e novas demandas serão incluídas na pauta do movimento.
Com o objetivo de unificar e ampliar a mobilização em todos os campi da UEG, professores de doze unidades se reuniram em assembleia no dia 20 deste mês de fevereiro, na Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas em Anápolis, e fundaram o Movimento Mobiliza UEG. Trata-se de um movimento não institucionalizado, independente de qualquer instância de poder da UEG e do Estado, sem vínculo com entidades sindicais, partidos, religiões/igrejas e outras instituições da sociedade.
Este Movimento se rege pelos princípios e critérios definidos coletivamente pelas pessoas que o compõem, em condição de igualdade, sem qualquer espécie de hierarquia. Embora tenha sido criado por professores, o Movimento Mobiliza UEG está aberto à participação ativa de estudantes e funcionários administrativos, desde que coerentes, na ação, com a causa e as práticas (práxis) dos seus fundadores.
Anápolis, 27 de fevereiro de 2013.

Um comentário:

  1. Ola, vocês sabem me informar quais as unidades da UEG aderiram a greve? Obrigada

    ResponderExcluir